quarta-feira, novembro 06, 2013





   Mapa de 1801


Através do Rui Bela que consistentemente vai acumulando o mais extraordinário espólio sobre a Região, vieram parar-me ás mãos ,para decifrar, três preciosidades.

Hoje exponho e comento,a primeira: o  mapa de David Rumsey e Jonh Carry que se pretende seja de 1801.


                 



 Ora este mapa, datado de 1801,curiosissimo,de uma raridade assinalável , levanta-me uma série de dúvidas:

           1- Atente-se que o nome de Aveiro,refere uma hipotética designação de ou Nova Bragança  .No meu livro «O Pai da Pátria- João Sousa Ribeiro» relato este acontecimento p 137. E se é certo que o Prior da igreja de S Miguel,com medo das represálias do Marquês de Pombal  após o regicídio de  1758 sobre D  José I, alvitrou a hipótese da mudança de nome, o certo é que oficialmente, tal propósito nunca tal aconteceu, E como referido no livro  referido, foi precisamente  por interferência de João Sousa Ribeiro que Aveiro -Villa, foi elevada a Cidade. Não é pois compreensível a referência  no Mapa.
 
            2- A Barra, na posição que tem hoje, e que corresponde ao que está representada no mapa, só foi aberta em 1808.Como poderia então estar já formada como se representa no mapa? Nessa data -cerca de 1800 -em melhor ou pior estado, a barra, era a aberta pelo referido Cap-mor João Sousa Ribeiro  (1757) próximo da Vagueira. Por isso a data de 1801 parece-nos absolutamente errada.

             3-Muito interessante é sem duvida  a baía referida com alguma exactidão no Porto de Mira.
Duvidamos contudo que nessa data a  baía, tão larga e espaçosa (foi um portinho de média dimensão que serviu a Gândara),ainda existisse com aquele aparato. Esta representação parece-nos recolhida do mapa de Joan Blau (1665),onde aí sim, o Porto de Mira é assim desenhado.

              4-O Mapa ,contudo, tem uma preciosidade. Marca como nenhum outro até à data ,que conhecemos, o nome de todos os lugarejos.E salvo uma ou outra discrepância ,parece-nos correcto.
 
                    E assim sendo, apenas duvido da exactidão da data que lhe é atribuída.

     SF (Nov 2013)

 

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...