sexta-feira, novembro 15, 2013


Mapa de 1867


No seguimento do mapa ,cópia rara,que mostrámos no ultimo blog,vimos agora  trazer nova carta representativa da zona da Ria de Aveiro,em data próxima ao final do Séc XIX(1867),registo muito curioso  a  que raramente se tem acesso,e onde se podem analisar as seguintes particularidades da zona envolvente da  barra aberta, em 1808.
 
 
Registemos:
1-      Nesta representação pode ver-se o dique que cortava as águas para o Canal de Mira (comportas).E foi sobre ele que irá ser executada a 1ª ponte das DUAS ÁGUAS (1861).
2-    Nesta representação é já assinalada a ponte da Cambeia, que dava acesso á estrada para Aveiro,construida em 1865.
3-      O Farol da Barra de Aveiro, logicamente, não nos aparece representado,pois  à data, estaria em construção (que só terminaria em 1893).
4-     O Canal de Mira aparece-nos praticamente assoreado,sem ligação franca ao mar.Situação que só seria corrigida com as obras no «Triangulo» da separação das duas águas,e o retirar das comportas.
5-      Curioso ,sem duvida,é o  rigoroso desenho da ilha do Posso,que foi pertença de João Sousa Ribeiro[1]e a ilha do Monte Farinha.
6-      Pode detectar-se o que mais tarde viria a ser o esteiro(canal ) de Oudinot,embora  com um traçado ligeiramente diferente do existente até ao século passado.
7-      Muito curiosa, a restinga situada atrás do Forte (Novo),praticamente dividida em duas por uma entrada de águas.Esta restinga corresponde à zona onde hoje se situa o Porto Comercial.
Pelas razões expostas,e porque o mapa é uma raridade(feito chegar ás minhas mãos por Rui Bela),julgo de interesse a sua divulgação e as  minhas chamadas de atenção.

 

 SF- Nov 2013

 

 

 

 



[1]  Fonseca,Senos -«O Pai da Pátria»- João Sousa Ribeiro

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