quarta-feira, março 04, 2015



DE tudo já se percebeu: o erro foi a falta de coragem para manter as Golden Shares….o resto é  conversa da treta

 
Esta Comissão Parlamentar de Inquérito ao ex-BES, parece-me de um lirismo fantasioso. Anda-se ali de volta em volta, à procura do «coelho» quer não sai da toca. Para quê? Pensa o «coelho»m…se isto não é  rigorosamente para nada, e talvez passe....

Todos já percebemos, que o caso BES se deveu à «cerimónia» com que as Entidades Reguladores seguem as manobras destas sociedades que se movem á velocidade da luz. Aquele mundo do faz e desfaz, muda,dá e torna a dar, não cabe na cabeça de simples mortal. Nem sei mesmo se Ricardo Salgado sabia o mundo sobre o qual se sentava, e parecia mandar. Estas sociedades só se apresentam em toda a sua nudez, quando já «tísicas», só pele e osso, aparecem a estender  a mão à espera que o «Estado» as ponha de novo gordas e anafadas.

De entre a perda de tempo da Comissão, há um ponto  quer me parece de um ridículo infantil. O do investimento dos 900 milhões no Rio Forte.

Pois é claro: fosse qual fosse a orgânica da PT, num caso destes só há um responsável: o PCE.E logo depois todo o CA. Se há mais, isso é um problema interno. Ou estão lá só para ensacar os milhões? Eles sabiam claramente o que se passava com ao Rio Forte, só que pensavam é que teriam tempo para resgatar a importância. Questão de erro de calculo, por uns dias…

Claro como água, sem precisar de muito ir ao fundo. Granadeiro, Bava os dois Administradores simultâneos do BES e PR, são os responsáveis. Lembrem –se do que se lembrem. O resto é conversa.

Uma coisa porém há que sublinhar. As Golden Shares deveriam ter-se mantido. Se mantidas, a PT, hoje, continuaria debaixo de controlo português.E isso era claramente de interesse nacional.

Não houve foi coragem (nem desejo) de bater o pé e mantê-las. Os gregos batem o pé, e defrontam questões bem mais difíceis. Nós, evocando uma linha de conduta não autorizada, europeia, agachámo-nos. Não fomos capazes de transgredir na manutenção das Golden Shares.

Tivéssemos um Varoufakis…e outro galo cantaria.

 

SF

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...